Harmony Clean Flat Responsive WordPress Blog Theme

Destaque da Semana - DESATIVADO

Pode ser você aqui!
Basta preencher o formulário de inscrição para Avaliação da sua obra.
[link aqui]
P.S. - Só aceitaremos até 4 inscrições por mês, então corram para serem os primeiros!

O que é NaNoWriMo?


NaNoWriMo são as siglas para National Novel Writing Month, o que traduzido significa mais ao menos Mês Nacional para Escrever um Livro.
NaNoWriMo é um site criado com o propósito de ajudar escritores a, durante um mês, darem o máximo deles para conseguirem escrever 50.000 palavras para a sua obra.
Isso mesmo que você leu. Cinquenta mil palavras!
Parece um processo difícil e realmente é, mas é um ótimo desafio para aqueles que procrastinam para terminarem suas obras.

Acreditem que com esse projeto, muitos autores conseguiram terminar seus livros ou dar um avanço ENORME neles ao se comprometerem a - pelo menos - tentarem alcançar essa meta.
Todos os dias eles se obrigavam a tirar algumas horas por dia para escrever uma determinada quantidade mínima de palavras ou páginas e aos poucos e poucos eles foram desconstruindo barreiras e crenças de que aquilo não iria resultar.

O NaNoWriMo inicialmente era um site dedicado a escritores de língua inglesa, mas rapidamente prosperou mundialmente e hoje em dia todos os países têm o seu lugar no site.
Participantes do mundo todo se reúnem em fóruns do site, especificamente dedicados aos seus países, para debater um sem número de temas, contarem os seus progressos, pedirem ajuda ou simplesmente para passarem o tempo e se entreterem com alguns jogos criativos! 

Sem contar com esses fóruns, existem também alguns grupos no facebook dedicados ao NaNoWriMo, que são utilizados pelos restantes meses em que o site não está ativo (de Dezembro até Outubro) e que têm o mesmo propósito dos fóruns.
Se quiserem visitar eles, deixarei os links lá em baixo.
O mês dedicado a essa grande meta literária é Novembro, porém existem dois meses extras dedicados ao NaNoWriMo mas com metas mais flexíveis.
Se você tem a certeza de que não vai conseguir alcançar a meta de 50.000 palavras ou se acha muito radical para você esse desafio, então você pode tentar sua sorte no Camp NaNoWriMo.

O Camp NaNoWriMo é um site paralelo ao site principal com o objetivo de "aquecer" os que irão participar no projeto de Novembro ou para os que querem escrever mais calmamente, sem muitas loucuras e pressões.
No Camp você estabelece suas próprias metas, sendo que a meta mínima são 10.000 palavras e a máxima é de 1 milhão. Sim, o dobro da meta de Novembro.
Se tem alguém que conseguiu escrever 1 milhão de palavras em um mês, eu não sei, mas gostaria muito de saber quem é essa máquina!
O Camp acontece duas vezes por ano, uma em Abril e outra em Julho.
Ou seja, você tem três vezes por ano um mês dedicado a terminar o seu livro, então não há mais desculpas!

E se você ainda está com o pé atrás, venha ler os testemunhos de duas Autoras Nacionais que participaram nesse grande projeto.


Testemunho de Bárbara Herdy, autora de Apenas Respire e Ossos
Então, foi uma experiência bem tímida.
Você tem que completar 50.000 mil palavras até o final do mês de Novembro e é claro que você quer completar isso, mas é difícil horrores, principalmente quando você tem que estudar, cuidar de uma casa, de si mesmo e assim vai...

Se tem algo que me dá nos nervos são os autores que dizem que escrevem um livro por mês: meu querido, você não tem vida, não? Louça para lavar? Roupa para lavar? Me conta essa mágica. Como sei que ninguém vai me levar até o pote de ouro sem querer algo em troca, eu resolvi encontrar o caminho sozinha.

'Então, se você tem uma vida agitada não deve participar?'
CLARO QUE DEVE! O Nanowrimo é um incentivo e não uma competição. É para você tirar aquela ideia da gaveta e finalmente, escrever. A meta é uma forma de você conquistar as 50.000 mil palavras que para alguns, é o equivalente a um livro de quase 200 páginas.

Quando eu resolvi fazer o Nano foi para me disciplinar e não vencer uma competição. Eu queria me responsabilizar mais com a minha escrita e os meus trabalhos. Eu, normalmente escrevo todos os dias, mas é claro que tem dias que odeio o que escrevo, tem dias que não consigo unir as palavras e gostar de como elas soam juntas e assim vai...

Eu descobri que precisava me moldar a escrever tanto nos dias super inspiradas como até nos dias que estou pior que a Samara dentro do poço.
Queria criar metas para escrever uma cena, duas cenas, um capítulo por dia e achei que o Nano iria me ajudar nisso, me ajudar a me moldar com o meu tempo e com a minha necessidade de escrita.
E ajudou!
Eu não completei o NaNo, mas criei o meu próprio ritmo, conseguindo alcançar a meta de escrever aquilo que a história está pedindo para mim, independente dos meus sentimentos dentro do meu tempo.

Testemunho de LL Alves, autora de As Grandes Aventuras de Daniella
Conheci o NaNoWriMo em 2013 no meu último ano da faculdade. Descobri que era um evento mundial, onde autores se comprometiam a escrever um romance de 50 mil palavras em um mês, mais especificamente em novembro. 
Achei a ideia magnífica! 

Em 2013 mesmo me cadastrei e me comprometi a tentar. No entanto, não consegui. 
Apesar de ter começado bem e ter escrito alguns capítulos, aquele era o último ano da faculdade com TCC e diversas matérias para concluir. Resumindo: completamente impossível de pensar em outra coisa. 

Esse romance que comecei em novembro foi terminado em janeiro de 2014, durante as férias, e isso só foi possível por eu ter começado no ano anterior. Em novembro de 2014 consegui chegar na meta, tal como ano passado (2015). 
Acho que quando você percebe que é capaz, a experiência torna-se mais estimulante e gratificante. 

Não vou dizer que é fácil, porque não é!! Caramba, é muito difícil! Eu trabalho de segunda a sexta, cuido da casa, dos meus gatos, tenho trocentas coisas para fazer no dia a dia, como conseguiria encaixar algumas horas do meu tempo para escrever?! 
Esse é o desafio do NaNoWriMo. É mostrar para os escritores que precisamos sempre dar um empurrão a mais, colocarmo-nos no limite, independente do cansaço mental/físico ou das outras tarefas diárias. É realmente nos dedicarmos todo santo dia para escrever um pouquinho, seja um capítulo ou somente uma cena. 

O NaNoWriMo mostra aos escritores que não existe isso de "escrever somente quando estamos inspirados". 
Foi esse evento, juntamente com a minha experiência desde 2010 como escritora, que me mostraram que devemos escrever SEMPRE, não apenas quando surge aquela ideia maravilhosa. Temos que continuar escrevendo mesmo que fique uma porcaria, mesmo que não fique do jeito que imaginamos. Afinal, teremos muito tempo para voltar e revisar, modificar o que deve ser melhorado e para avaliar o que fizemos. 

Escrever um romance de 50 mil palavras em um mês é um grande desafio. Significa abdicar de momentos com o namorado ou com o marido, de momentos de diversão e de ficar na companhia dos familiares e amigos. 
Mas vale a pena? MUITO! 
Você talvez não chegue às 50 mil palavras no mesmo mês e isso é mais que normal. 
A importância desse evento não é competir ou ultrapassar a marca: a importância é TENTAR. Somente tentar. Se você tentar, alcançando que seja 5 mil, 10 mil ou 30 mil palavras, você já é um vencedor. 

Continuarei participando do NaNoWriMo e me forçando todo dia a escrever, pois é isso que um escritor não deve nunca parar de fazer. Se você não conseguir em novembro, não tem problema. 
Pegue um mês, dois meses, ou coloque um prazo, para concluir aquele romance que está guardado na gaveta por tempo demais, e escreva. 
Apenas escreva!


Em um outro post, irei explicar como funcionam os sites, como você pode se inscrever e como cumprir as metas. Então fiquem atentos.