Harmony Clean Flat Responsive WordPress Blog Theme

Destaque da Semana - DESATIVADO

Pode ser você aqui!
Basta preencher o formulário de inscrição para Avaliação da sua obra.
[link aqui]
P.S. - Só aceitaremos até 4 inscrições por mês, então corram para serem os primeiros!

COMO ESCREVER UMA CENA por John August



1) O que precisa acontecer nesta cena?

Muitos livros sobre escrita irão dizer para se focar no que o personagem quer. Isto está errado! Os personagens não são responsáveis pela história, você é.
Se os personagens fossem autorizados a controlar as suas cenas, a maioria deles escolheria evitar conflitos e as histórias seriam profundamente entediantes.

A questão não é "O que poderia acontecer?" ou "O que deveria acontecer?" e sim "O que precisa acontecer?".
Se escreveu um esboço, este é o momento certo para verificar isto.


2) O que aconteceria se esta cena fosse omitida?

Imagine que o editor dava problemas e apagava esta cena. A história continuaria a ter sentido? Se a resposta for sim, então você não precisa realmente da cena e nem se deveria incomodar em escrevê-la.

"Mas é tão dramática/engraçada!" Você diz. Deixe o drama/comédia para cenas cruciais para a história.
Uma coisa que você aprende após alguns livros publicados é que tudo o que pode ser cortado, será cortado, então escreva o seu melhor apenas em cenas que você sabe que irão continuar lá no final.


3) Quem precisa estar na cena?

Rascunhos normalmente estão entupidos com personagens que não precisam estar ali. Se você tem um personagem que não faz nem diz nada por mais de cinco páginas, tire ele da cena!


4) Onde a cena se pode localizar?

O lugar mais óbvio para uma cena, é na maioria das vezes o menos interessante.
Sempre considere o que os personagens poderiam estar a fazer, mesmo que não esteja diretamente ligado com o foco da cena.

Exemplo: Um pai e um filho se conetando num abatedouro terá um significado diferente do que o mesmo diálogo num torneio de boliche.


5) Qual a coisa mais surpreendente que poderia acontecer na cena?

Se dê permissão para desviar um pouco do rumo do seu esboço e considere algumas possibilidades extravagantes.
E se um carro embatesse contra uma parede? E se o herói se engasgasse e morresse? E se alguém vomitasse um dedo?

A maioria das suas cenas não terão aspectos fora-do-comum como esses. 
Mas a sua história precisa ter algumas situações que serão completamente inesperadas, por isso sempre se pergunte: poderá ser esta uma delas?


6) Esta é uma cena longa ou curta?

Não existe coisa mais desencorajante como escrever uma maravilhosa cena de três páginas e perceber que poderia ter conseguido igual em apenas dois oitavos de página.
Então se pergunte antes de mais: Quantos parágrafos está disposto a escrever para esta cena?